terça-feira, 20 de novembro de 2012

O PT NO COMANDO DA PETROBRÁS A CATÁSTROFE ANUNCIADA [com trocadilho]



Quando o molusco anunciou com suas bravatas de sempre que com o pré-sal o Brasil entraria na OPEP – organização que congrega os países maiores produtores de petróleo do mundo, os petistas vibraram como se Copa do Mundo de Futebol tivesse sido conquistada. Ledo engano .... nova bravata como sempre.
Em 2007, o Brasil, através do molusco, anunciava a notícia ‘bombástica’ da descoberta de manancial que permitiria o Brasil a ser uma ‘nova Finlândia’, e todos os estados não produtores se arregimentaram para ‘fazer parte’ desse bolão.
As empresas de petróleo do mundo inteiro migraram para cá. Afinal capitalismo não tem pátria. A ‘nova arábia saudita’ [em letra minúscula sim] estava abaixo do Equador.
Hoje em 2012, cinco anos depois, a situação mudou radicalmente. As empresas ‘i-migraram’ ou emigraram de volta. E por que seria?
A incompetência do PT em gerir negócios é evidente. Afinal comunista não sabe ser capitalista, exceção feita à China.
Enquanto novas descobertas são feitas no mundo, inclusive com tecnologias as mais modernas, aqui no Brasil o pré-sal ‘patina’, com o trocadilho automobilístico. A produção brasileira estagnou!
O capital, que não é bobo, saiu do Brasil para outras paragens.
Quem perde? A Petrobras, o Brasil e a Bolsa brasileira. O povo perde porque a educação tão propalada para transformar o Brasil numa nova Finlândia vai por água abaixo, de novo com trocadilho marinho. Glub Glub Glub diria eu no jogo da batalha naval.
Enquanto o Brasil patina, os EUA descobrem gás de xisto, capturado nos poços das reservas desse tipo de rocha existentes no NE do país. E olha que o ‘verde’ Obama cita que quer investir em energias renováveis ... mas, entre o discurso e a ação, temos muita distância. Se fosse o Romney diriam: “ah, é republicano”.  O salto nos investimentos americanos em 2012 é de 10% neste segmento. Quanto produz os EUA? Só 7,8 milhões de barris/dia!!! A produção americana do gás xisto triplicou nos últimos quatro anos, tornando o país autossuficiente em gás e ajudou a reduzir em mais de 26% a importação de derivados do petróleo nesse mesmo período. Desde 2011 o setor privado americano investiu U$ 234 bilhões e 600.000 empregos foram criados desde 2010. Para eles, esse gás, pode tirá-los da crise.
Mas, não são apenas os EUA, o Canadá também cresceu em 3% os seus investimentos em 2012, somente no segmento de <<< óleo de areia >>> oil sand – o óleo retirado de areia betuminosa! Quanto produz? Apenas 3,5 milhões de barris/dia.
Diria o petista convicto: “são países do 1º mundo com capacidade de investimento alta”. Ledo engano novamente. A África – mais precisamente Angola e Nigéria, cresceram os investimentos em 2012 em 14%, com produção diária de 8,8 milhões de barris. E, pasmem, estão produzindo petróleo JÁ EM ÁGUAS PROFUNDAS [leia-se pré-sal!!!] ... kkk, na costa desses dois países!!! Inacreditável! Miraculoso? Não, competência.
É obvio que o movimento das multinacionais segue a regra do capitalismo, se há ingerência governamental negativa numa estatal brasileira, eles vão procurar porto seguro, com trocadilho, em outros lugares. O Brasil praticamente travou todas as tentativas de rodadas de venda dos blocos desde o GRANDE ANÚNCIO DO PRÉ-SAL.
A própria Petrobras estimula o desânimo [parece piada, mas não é]. Decisões, que afetam os seus resultados, são o grande mote para o afastamento. Provocam até a ira dos sócios minoritário, ... ou seja, nós os que detém ações dessa estatal, comandada pelo PT. Grupos minoritários estrangeiros, fundos, estão irados com a Petrobrás. Assim está indo embora a EXXON, a maior empresa de petróleo do mundo e outras. Diriam os ufanistas comunistas xenófobos estatizantes: “que beleza”. Não. O Brasil sozinho não tem capacidade de investir exemplo são as telecomunicações e a Vale que cresceram muito com a privatização. Só a EXXON está investindo 185 bilhões de dólares ao redor do mundo, em novas áreas. A REPSOL espanhola conseguiu vender 40% dos seus campos e ‘se mandou’ – vazou, com trocadilho. ASHELL vendeu uma participação no pré-sal à uma novata a Barra Energia [???].
Desde 2009, a empresa comandada pelo PT, perdeu 48% do seu valor de mercado. Para quem não entende pense no seu carro mal mantido e a perda de valor dele. Essa perda é de SOMENTE U$ 148 BILHÕES [em reais = EQUIVALE mais ou menos a 300 BILHÕES]!!! E isso num período onde as petroleiras do mundo cresceram de valor, em média 46%- kkkk. VIVA O PT!
Do jeito que vai chegaremos a 2015 sem nenhum poço perfurado. E a briga no congresso só faz acirrar os ânimos, sem que o ‘dimdim’ chegue.
Enfim, essas informações não são passadas pela mídia opressora, entreguista, que critica o PT e por que seria? A G não apresenta essas informações. Estariam elas comprometidas com a gestão da Petrobrás como grande anunciadora? Responda quem quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário