terça-feira, 20 de novembro de 2012

O PT NO COMANDO DA PETROBRÁS A CATÁSTROFE ANUNCIADA [com trocadilho]



Quando o molusco anunciou com suas bravatas de sempre que com o pré-sal o Brasil entraria na OPEP – organização que congrega os países maiores produtores de petróleo do mundo, os petistas vibraram como se Copa do Mundo de Futebol tivesse sido conquistada. Ledo engano .... nova bravata como sempre.
Em 2007, o Brasil, através do molusco, anunciava a notícia ‘bombástica’ da descoberta de manancial que permitiria o Brasil a ser uma ‘nova Finlândia’, e todos os estados não produtores se arregimentaram para ‘fazer parte’ desse bolão.
As empresas de petróleo do mundo inteiro migraram para cá. Afinal capitalismo não tem pátria. A ‘nova arábia saudita’ [em letra minúscula sim] estava abaixo do Equador.
Hoje em 2012, cinco anos depois, a situação mudou radicalmente. As empresas ‘i-migraram’ ou emigraram de volta. E por que seria?
A incompetência do PT em gerir negócios é evidente. Afinal comunista não sabe ser capitalista, exceção feita à China.
Enquanto novas descobertas são feitas no mundo, inclusive com tecnologias as mais modernas, aqui no Brasil o pré-sal ‘patina’, com o trocadilho automobilístico. A produção brasileira estagnou!
O capital, que não é bobo, saiu do Brasil para outras paragens.
Quem perde? A Petrobras, o Brasil e a Bolsa brasileira. O povo perde porque a educação tão propalada para transformar o Brasil numa nova Finlândia vai por água abaixo, de novo com trocadilho marinho. Glub Glub Glub diria eu no jogo da batalha naval.
Enquanto o Brasil patina, os EUA descobrem gás de xisto, capturado nos poços das reservas desse tipo de rocha existentes no NE do país. E olha que o ‘verde’ Obama cita que quer investir em energias renováveis ... mas, entre o discurso e a ação, temos muita distância. Se fosse o Romney diriam: “ah, é republicano”.  O salto nos investimentos americanos em 2012 é de 10% neste segmento. Quanto produz os EUA? Só 7,8 milhões de barris/dia!!! A produção americana do gás xisto triplicou nos últimos quatro anos, tornando o país autossuficiente em gás e ajudou a reduzir em mais de 26% a importação de derivados do petróleo nesse mesmo período. Desde 2011 o setor privado americano investiu U$ 234 bilhões e 600.000 empregos foram criados desde 2010. Para eles, esse gás, pode tirá-los da crise.
Mas, não são apenas os EUA, o Canadá também cresceu em 3% os seus investimentos em 2012, somente no segmento de <<< óleo de areia >>> oil sand – o óleo retirado de areia betuminosa! Quanto produz? Apenas 3,5 milhões de barris/dia.
Diria o petista convicto: “são países do 1º mundo com capacidade de investimento alta”. Ledo engano novamente. A África – mais precisamente Angola e Nigéria, cresceram os investimentos em 2012 em 14%, com produção diária de 8,8 milhões de barris. E, pasmem, estão produzindo petróleo JÁ EM ÁGUAS PROFUNDAS [leia-se pré-sal!!!] ... kkk, na costa desses dois países!!! Inacreditável! Miraculoso? Não, competência.
É obvio que o movimento das multinacionais segue a regra do capitalismo, se há ingerência governamental negativa numa estatal brasileira, eles vão procurar porto seguro, com trocadilho, em outros lugares. O Brasil praticamente travou todas as tentativas de rodadas de venda dos blocos desde o GRANDE ANÚNCIO DO PRÉ-SAL.
A própria Petrobras estimula o desânimo [parece piada, mas não é]. Decisões, que afetam os seus resultados, são o grande mote para o afastamento. Provocam até a ira dos sócios minoritário, ... ou seja, nós os que detém ações dessa estatal, comandada pelo PT. Grupos minoritários estrangeiros, fundos, estão irados com a Petrobrás. Assim está indo embora a EXXON, a maior empresa de petróleo do mundo e outras. Diriam os ufanistas comunistas xenófobos estatizantes: “que beleza”. Não. O Brasil sozinho não tem capacidade de investir exemplo são as telecomunicações e a Vale que cresceram muito com a privatização. Só a EXXON está investindo 185 bilhões de dólares ao redor do mundo, em novas áreas. A REPSOL espanhola conseguiu vender 40% dos seus campos e ‘se mandou’ – vazou, com trocadilho. ASHELL vendeu uma participação no pré-sal à uma novata a Barra Energia [???].
Desde 2009, a empresa comandada pelo PT, perdeu 48% do seu valor de mercado. Para quem não entende pense no seu carro mal mantido e a perda de valor dele. Essa perda é de SOMENTE U$ 148 BILHÕES [em reais = EQUIVALE mais ou menos a 300 BILHÕES]!!! E isso num período onde as petroleiras do mundo cresceram de valor, em média 46%- kkkk. VIVA O PT!
Do jeito que vai chegaremos a 2015 sem nenhum poço perfurado. E a briga no congresso só faz acirrar os ânimos, sem que o ‘dimdim’ chegue.
Enfim, essas informações não são passadas pela mídia opressora, entreguista, que critica o PT e por que seria? A G não apresenta essas informações. Estariam elas comprometidas com a gestão da Petrobrás como grande anunciadora? Responda quem quiser.

sábado, 10 de novembro de 2012

PORQUE CRITICO O PT



Vamos começar afirmando com citações conhecidas ... que NUNCA ANTES NESTE PAÍS ... ou em qualquer outro pais ocidental democrático um SÓ partido ficou ou conseguiu ficar tanto tempo no poder, mais de 12 anos, com total apoio da ‘base aliada’ e pouca coisa fez em benefício do país. Nenhum país, exceto durante ditaduras como os dois períodos de Getulio no Brasil, o ilegítimo e o legítimo, ou em Estados comunistas, nazistas ou totalitários um só partido teve todo o poder e condições favoráveis para trabalhar a favor de um estado mais desenvolvido do que este período comandado pelo ‘partidão’ brasileiro.
Alguns citam a ascensão econômica brasileira como um objetivo alcançado. Esquecem que neste período o PT, e o Brasil, contaram com ’ventos a favor’ da economia mundial, e que desde 2008 quando a crise dos ‘subprimes’ americana eclodiu (sua origem é mais remota, graças a administração democrata de Bill Clinton que Bush ignorou e piorou). O ‘crescimento’ do PIB brazuca apenas acompanhou o crescimento global, longe de estar perto da China que essa sim cresceu acima do crescimento mundial neste período de 2002 a 2010.
Mas mesmo esse crescimento tão propalado pelos petistas, e aliados, é prova inconteste da incompetência deles mesmo em levar a 6ª economia do mundo, alcançada neste período, a um patamar de país desenvolvido que as 5ª e 7ª economias já encontraram há muito tempo.
Elencamos abaixo os motivos que me leva a identificá-los como incompetentes:
1] Apagões continuam a acontecer no BR e em condições piores que 2001. Em escala e frequência. Na própria capital da Republica, no nordeste e no sudeste onde estão as duas maiores cidades do BR: Rio e São Paulo. Hidrelétricas ainda aguardam as suas conclusões para operarem. Nada se evoluiu em energias alternativas como: Eólicas, Solares e Marinhas. Ainda dependemos de usinas termoelétricas altamente poluentes para repor as lacunas. As linhas de transmissão continuam obsoletas e a distribuição pelas cidades caótica. A agência ANEEL quer romper os contratos para reduzir A MAIOR TARIFA DE ENERGIA DO MUNDO, prejudicial ao povo e a indústria. Mas o rompimento dos contratos em si nada traz de benefício se não se agregar junto o crescimento da oferta.
 2] As telecomunicações privatizadas cada vez pioram mais seu atendimento sem que a agencia reguladora ANATEL consiga melhorar, ao contrário, é a avalista da fraude de se pagar por uma banda larga maior e se ‘entregar muito menos’. As tarifas de telecomunicações também são das maiores do mundo. Apagões da internet também ocorrem frequentemente. E não se culpe as privatizações porque as empresas que aqui operam também operam no resto do mundo com eficiência e preços mais reduzidos. È uma questão de regulação e de gestão de concessões.
3] Os transportes continuam um caos. Aeroportos, portos e estradas. Nada do que foi prometido quando da escolha do BR para sediar Copa do Mundo e Olimpíadas foi feito. VLT, trens bala, ampliações de metrô e ferrovias em geral não saíram do papel. Agora recentemente pediram ‘socorro’ – água no popular – e resolveram privatizar, mas até isso engatinha ... literalmente [com trocadilho]... o ‘gato subiu no telhado’ para as Olimpíadas e Copa. Os aeroportos brasileiros em explicação sofrem apagões como recentemente em São Paulo. Nos países do Norte mesmo com nevascas e outras intempéries continuam operando, somente vulcões são fortes o suficiente para os fazerem pararem.
4] Escolas secundarias continuam um caos. ENEM – uma boa ideia – causou ‘frisson’ ao longo de todos os anos com escândalos de corrupção, roubo de provas e desvios de gabaritos.
5] Saúde precária em todo o país.
7] Violência piorando nas grandes cidades e também alcançando as cidades menores.
Dizer que a classe média C cresceu nada adianta porque ao se ascender a uma nova classe as demandas continuaram a crescer e o caos só tende a piorar. Melhor seria se não tivesse crescido porque não apareceriam mais claramente a incompetência e má gestão. E não cito corrupção que no período registrou o maior escândalo deste país em níveis federais chegando a porta de entrada do gabinete do presidente da República. O ‘affair’ Collor passou a ser ‘fichinha’ [no popular] em vista do tamanho em R$ e em pessoas envolvidas inclusive do congresso nacional.
8] A transposição do Rio São Francisco agora ‘enferruja’ e apodrece após gastos de bilhões de reais, e o pobre do Nordeste continua a precisar de água – SÓ AGUA, O ELEMENTO ESSENCIAL DEPOIS DE AR, para sobrevivência. Nem o padre e seu jejum contra ajudou a acelerar e troná-los mais competentes. Será que houve desvios de verbas ?
Aliem-se as esses erros citados os de gestão econômico-financeira na qual o ‘déficit publico interno’ cresceu a níveis estratosféricos e a dívida externa tão citada como tendo terminado voltou e em escalas superiores a de antes. Sem dizer que a carga tributária do BR continua próxima da constelação ‘alfa centauro’.
Poderia aqui me estender mais para comprovar a incompetência que menciono, mas paro agora por falta de tempo para escrever como se fica no poder mais de doze [12] anos e pouco se faz.