Nessa disputa idiota Skinheads x Punks, a TV cita que eles pregam a ANARQUIA. A TV BR [e talvez nem eles saibam] o real significado do termo. Há que se explicar o que significa a palavra e compreender a sua origem e conceitos básicos.
Anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem.
A noção equivocada de que ANARQUIA é sinônimo de caos se popularizou entre o fim do século XIX e o início do século XX, através dos meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas. Nesse período, em razão do grau elevado de organização dos segmentos operários, de fundo libertário, surgiram inúmeras campanhas anti-anarquistas.
Outro equívoco banal é se considerar anarquia como sendo a ausência de laços de solidariedade (indiferença) entre os homens. Devem-se desprezar concepções errôneas segundo as quais 'ANARQUIA' seria sinônimo de "bagunça".
À ausência de ordem, idéia externa aos princípios anarquistas, dá-se o nome de 'anomia' [ANOMIA= ausência de leis].
O anarquismo confia na convivência pacífica dos seres humanos, numa estrutura ‘autogestionária’, isto é, sem regras, autoridades e hierarquias. Valorizando apenas e, sobretudo a liberdade natural de cada indivíduo.
Anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias.
Todos podem agir anarquicamente em suas vidas, valorizando sua liberdade individual, resistindo às regras estúpidas, contestando regulamentos, hierarquias e ditos poderes e recusando serem governados e manipulados, por idiotas ou corruptos.
Dai a cada um, o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Vivendo corretamente. A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. (Romanos, 13).
Viver a Vida! Fazer a sua parte não é encarar o mundo sob uma visão pessimista. Mesmo sabendo que o mundo é cruel, temos de saber que não podemos mudá-lo de uma hora para a outra. Por isso, antes de desistir, desacreditar-se, dar um tiro na cabeça ou tomar qualquer outra atitude assassino-suicida, é necessário encarar a realidade, sabendo que, com pequenas atitudes e esforços, conseguimos mudar a cena.